Um trabalhador, que não teve a identidade divulgada, foi encontrado em um barraco alojado, em situação de trabalho análogo à escravidão, nessa segunda-feira (20), durante a realização da ‘Operação Tamoiotatá’, no município de Humaitá (697 quilômetros distante de Manaus).
A fiscalização deflagrada em um ramal do distrito de Realidade, localizado na BR-319, apreendeu 118,4 metros cúbicos de madeira ilegal. No local havia um equipamento de pulverização para limpeza ilegal de áreas desmatadas.
Durante a operação, também foi encontrado um caseiro da propriedade, mas não há informações sobre os possíveis responsáveis pelo desmatamento e queimadas ilegais na região. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) segue investigando o caso.
Policiais, bombeiros e agentes ambientais apreenderam a madeira e resgatam trabalhador mantido em condições de escravidão. Os bombeiros também combateram pequenos focos de incêndio nas proximidades.
Operação Tamoiotatá
Criada pelo Governo do Amazonas, a operação tem como objetivo combater as queimadas e desmatamento ilegal com a ajuda de policiais militares, bombeiros, policiais civis, agentes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a Força Nacional.
Desde o início de abril, o Governo do Estado atua na repressão ao desmatamento ilegal nos municípios de Apuí, Humaitá e Lábrea. A operação é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Segurança Pública (SSP-AM).
*Com informações da Assessoria de Imprensa