*Victória Sales e Oriana Fernández – Especial Dia a Dia Notícia
As filas das torcidas dos bois Caprichoso e Garantido foram reabertas, na manhã desta sexta-feira (27), permitindo o acesso de seus torcedores. Essa liberação ocorreu após as filas terem sido anteriormente desfeitas por determinação de uma fiscalização do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
De acordo com a torcedora do Garantido, Rosineide Gomes, ela mora há mais de 25 anos no Rio Grande do Norte e veio para trazer a minha filha para conhecer o Festival Folclore. “É uma tradição brasileira que eu admiro muito. Sou da galera do Garantido há muitos anos. Já frequento essa galera há mais de 20 anos e adoro, adoro meu boi de coração, meu boi faz eu ficar forte, feliz, me enche de alegria. A fila até agora tá tudo bem. Estou com um pouco de preocupação, pois já vi dizer que estão vendendo na frente ingressos, mas pelo garantido eu faço esse sacrifício. Tá certo que estão distribuindo água, fizeram uma cobertura, mas é necessário que façam também um toldo em cima da galera lá, porque depois das 15h que for liberado, a gente vai ficar no sol quente”, relatou a torcedora.

Já o torcedor do Caprichoso, Wallace Pinheiro, está na fila desde as 11h30. “A nossa expectativa é, a melhor coisa que fizeram, começar pelos portões das horas. Porque todo mundo pode chegar, todo mundo pode aproveitar. Não fica naquela coisa restrita, somente aquelas pessoas ali no início. Todo mundo aproveita 100% o festival. Nós vamos pro Tetra. Caprichoso na cabeça”, declarou.

Na fila do boi garantido, a primeira torcedora da fila, Anikka Menezes, afirmou que esse é o quarto ano dela no Festival. “A gente chegou aqui por volta do dia 17. A gente veio pra cá de manhã cedo, 10 horas. A gente foi as primeiras da fila, né? E a gente está com uma expectativa muito grande porque o nosso boi está trazendo alegorias incríveis. As nossas músicas, o álbum desse ano está incrível. Tudo está mais incrível do boi. Cada vez mais o Garantino está melhorando. E vai ser uma disputa bem acirrada dos dois bois porque a gente está vendo que o Garantido está se esforçando cada vez mais a ser o boi mais campeão, como sempre”, destacou.

Há 31 anos brincando de boi, a torcedora do boi Caprichoso, Juliangela Silva, afirma que foi a primeira da fila e convidou a todos a irem conhecer o Festival de Parintins. “Nós somos é guerra”, reafirmou.

O Festival de Parintins, aclamado como o maior espetáculo a céu aberto do mundo, anualmente atrai uma vasta audiência. Para 2025, a expectativa é superar os recordes de público das edições passadas. Em 2024, o evento recebeu mais de 120 mil visitantes, um aumento notável em comparação com os 110 mil de 2023 e os 111.498 de 2022, consolidando sua crescente popularidade.
Ver essa foto no Instagram