Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Todos precisam ver e pensar bem”, diz fotógrafo ao registrar imagens das enchentes no RS

Foto: Gustavo Mansur / RS

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Eu nem sei mais o que dizer, mas eu seu que preciso mostrar o que está acontecendo aqui, todos precisam ver e pensar bem. O mundo mudou e nenhum argumento contra consegue rebater estas imagens“, diz o fotógrafo Gustavo Mansur em suas redes sociais ao publicar imagens captadas das enchentes durante sua jornada de trabalho no Rio Grande do Sul. A tragédia no RS deixou mais de 337 mil pessoas desalojadas, 146 desaparecidos, 756 feridos e 113 mortes causadas pelas chuvas intensas. O Dia a Dia Notícia selecionou fotos e vídeos que retratam o cenário crítico na região.

Foto: Gustavo Mansur / RS

De acordo com a Defesa Civil, as pessoas que estão desalojadas são as que tiveram, em algum momento, que deixar suas casas e buscar abrigo nas residências de parentes, amigos ou em abrigos públicos. Os abrigos do estado receberam 69 mil pessoas. No total, 1,9 milhão de gaúchos já foram afetados de alguma forma pelas enchentes, ou seja, perderam casas, estão sem luz, água ou comida.

Foto: Gustavo Mansur / RS

Veja o balanço:

  • Óbitos confirmados: 113
  • Óbitos em investigação: 1
  • Municípios afetados: 435
  • Pessoas afetadas: 1.916.070
  • Desalojados: 337.116
  • Pessoas em abrigos: 69.617
  • Feridos: 756
  • Desaparecidos: 146
Foto: Gustavo Mansur / RS

Animais também sofrem com o avanço das águas e precisam de ajuda para deixar locais inundados.

Foto: Gustavo Mansur / RS

Em relação aos municípios atingidos, o número chega a 431, o equivalente a mais de 80% das cidades do estado.

Foto: Gustavo Mansur / RS

As autoridades estão em alerta para agravamento da situação no estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (10). A expectativa é de que se prolongue até o domingo (12) com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.

Foto: Gustavo Mansur / RS

O nível do rio Guaíba está abaixo dos 5 metros, porém os rios do sul do estado começaram a subir e transbordar.

Foto: Gustavo Mansur / RS

Em suas redes sociais, o fotógrafo Gustavo Mansur desabafa: “Sempre ouvi falar sobre a enchente de 1941, vi muitas fotos, li matérias, mas presenciar algo dessa natureza é uma experiência muito diferente, do topo que a ficha demora a cair”. 

 

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.