Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) analisarão na sessão desta terça-feira, dia 30, dois processos administrativos para a escolha dos novos membros do próprio órgão e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Os desembargadores vão definir a composição da lista tríplice a ser enviada ao governador, que escolherá um membro do Ministério Público do Estado (MP-AM) que ocupará a vaga de desembargador no TJAM pelo Quinto Constitucional.
Na quinta-feira (25/3), o Ministério Público escolheu, por votação online, os nomes dos seis promotores mais votados e que disputam a vaga do desembargador Djalma Martins da Costa, que se aposentou no dia 23 de fevereiro deste ano, ao completar 75 anos, idade máxima para exercício de cargo na magistratura.
A lista sêxtupla, encaminhada ao TJAM é composta de Vânia Maria do Perpétuo Socorro Marques Marinho, eleita com 107 votos; Paulo Stélio Sabbá Guimarães, 27 votos; Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos, 19 votos; Mário Ypiranga Monteiro Neto, 9 votos; Carlos José Alves de Araújo, 4 votos; e Mirtil Fernandes do Vale, 2 votos.
Para o TRE, o TJAM vai eleger um desembargador que deverá complementar o biênio da atual gestão, que se encerrará em 7/5/2022, devido ao falecimento do desembargador Aristóteles Lima Thury, ocorrido no dia 14 de fevereiro deste ano, em decorrência de complicações da Covid-19. Estão inscritos para concorrer a esta vaga os desembargadores Wellington José de Araújo e Elci Simões de Oliveira.
A sessão do Pleno é transmitida pelo canal do TJAM no YouTube, a partir das 9h de terça-feira.