Search
booked.net
Search
Close this search box.

TJAM escolhe Jorge Lins e Carla Reis para presidir o Tribunal Regional Eleitoral nos próximos dois anos

Desembargadores estarão à frente da corte eleitoral já nas eleições deste ano
Foto: Chico Batata
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) escolheu nesta terça-feira (29/03) os desembargadores Jorge Lins e Carla Reis para presidir o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) entre os anos de 2022 e 2024. Cada um dos dois recebeu 22 votos nas duas sessões realizadas nesta manhã.

Os magistrados escolheram Jorge Lins como presidente do TRE, enquanto Carla Reis ocupará o cargo de vice e corregedora da corte eleitoral. A escolha de membros para compor os Tribunais Regionais Eleitorais ocorre “mediante eleição, pelo voto secreto”, como previsto na Constituição de 1988. Por essa razão, não foi proposta a aclamação de Jorge Lins para a vaga de presidente, apesar de ser o único inscrito, conforme explicou o presidente do órgão, Domingos Chalub.

Gratidão e desafios

O desembargador Wellington Araújo, atual presidente do TRE/AM, parabenizou os colegas escolhidos e desejou uma boa eleição para o ano corrente. A posse dos novos dirigentes deverá ocorrer no início de maio, embora a data e local ainda serão informados. Os magistrados eleitos agradeceram aos colegas pela escolha.

“Já estou no TRE há quatro anos, iniciei como suplente, cumpri um biênio como corregedor e vice-presidente. Sinto-me preparado para a missão a seguir. Estou ciente de que vamos enfrentar uma eleição muito concorrida e polarizada. Vou dar o melhor de mim para que tudo corra dentro da normalidade, e ter a Carla Reis como vice e corregedora é uma tranquilidade, porque sei que estarei em grande companhia”, declarou Lins

O desembargador acrescentou que um dos maiores desafios será o combate às fake news. Segundo Jorge, a desinformação promovida nas redes atrapalha “a vontade livre do eleitor”. Em relação à Covid-19, o magistrado acredita que o processo eleitoral será mais tranquilo do que foi em 2020. Na época, a Covid-19 estava em seu primeiro ano e causou muitos transtornos nas eleições municipais.

Carla Reis, posteriormente, também agradeceu aos integrantes do colegiado, afirmando que Jorge Lins e ela irão “agir como sempre, dentro dos parâmetros legais, procurando honrar e dignificar o cargo”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.