*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) aprovou, na sessão desta terça-feira, 03, as listas de advogados que disputam duas vagas de membros titulares do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe dos juristas, como parte do processo regular de renovação da Corte Eleitoral no Estado.
A primeira lista corresponde à vaga decorrente do término do segundo biênio do juiz Fabrício Frota Marques, encerrado em 5 de dezembro de 2025. Na votação em plenário, os advogados Kon Tsih Wang e Laura Maria Santiago Lucas foram os mais votados, com dez votos cada, seguidos por Mário Augusto Marques da Costa, que obteve nove votos, formando a lista tríplice.
A segunda votação refere-se à vaga que será aberta com o fim do primeiro biênio da juíza Giselle Falcone Medina, previsto para 14 de março de 2026. Nessa etapa, quatro nomes obtiveram as maiores votações: Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, com 16 votos; Caroline Ribeiro Frota Moreira, com nove votos; e Mariana Faria Filard e Márcio Rys Meirelles de Miranda, ambos com seis votos.
Segundo o presidente do TJ-AM, como a norma que rege o processo não estabelece critério de desempate, a lista seguirá com quatro nomes para que o órgão eleitoral defina posteriormente a composição final da lista tríplice.
Concluída essa etapa, as listas serão encaminhadas ao TRE-AM, que fará o envio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a aprovação pelo TSE, caberá à Presidência do Tribunal expedir ofício ao Poder Executivo, responsável pela escolha final dos integrantes para o biênio.
