*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Afeganistão foi atingido por um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter. O incidente provocou a morte de mais de mil pessoas no leste do país nesta quarta-feira (22). As autoridades afegãs informaram que outras 1.500 ficaram feridas. O tremor ocorreu a 10 km de profundidade em uma área de difícil acesso próxima da fronteira com o Paquistão.
O índice foi informado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Apesar da magnitude registrada não ser alta, o grande número de mortos é devido ao local onde ocorreu o terremoto. A região leste do território afegão é extremamente montanhosa e repleta de aldeias em condições precárias.
Segundo o porta-voz do Ministério do Interior do país, “o número de mortos provavelmente aumentará, pois algumas das aldeias estão em áreas remotas nas montanhas e levará algum tempo para coletar detalhes”.
O fato se soma à intensa crise econômica que atinge o Afeganistão desde que o Talibã tomou o poder em agosto de 2021. O porta-voz do governo talibã Bilal Karimi pediu que as agências de ajuda internacionais “proporcionem assistência imediata às vítimas do terremoto para evitar um desastre humanitário”.