A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/ Ufam), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), recebe até esta sexta-feira, 18, as inscrições dos estudantes interessados no edital 25/2020, processo seletivo para concessão de serviços de internet do Projeto Alunos Conectados do Ministério da Educação (MEC).
O projeto é realizado em conjunto com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), na Modalidade Pacote de Dados, em caráter emergencial, em razão da pandemia de Covid-19, que impõe a necessidade de participação dos graduandos em disciplinas remotas.
A diretora do Departamento de Assistência Estudantil da Ufam, pedagoga Mônica Barbosa, destaca a importância da iniciativa que beneficiará mais de dez mil estudantes.
“O projeto oportuniza aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a realização de disciplinas do ERE por meio da disponibilização de chip e acesso à internet, via pacote de dados. A prioridade será para discentes beneficiários do PNAES na Ufam, ou não beneficiários com autodeclaração, cuja renda familiar per capita seja de até meio salário mínimo (R$ 522,50). A estimativa de atendimento é de 11.000 estudantes”, ressalta a gestora.
Aos estudantes da graduação presencial selecionados será disponibilizado um chip para celular com um pacote de dados, inicialmente, de 20 Gb, para acesso à internet pelo Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP.
Aprovado pela Resolução n° 003/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufam (Consepe) e custeado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo de seleção é voltado a estudantes da graduação presencial com matrícula em disciplinas do semestre especial 2020 do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e que atendam ao perfil de vulnerabilidade socioeconômica, conforme o Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010 – que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Inscrições
Para se inscrever no Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP, o estudante da Graduação Presencial, matriculado no semestre especial 2020 do Ensino Remoto Emergencial (ERE), deve acessar a plataforma e-campus e preencher os requisitos da aplicação Projeto Alunos Conectados, no período de 14 a 18 de setembro de 2020.
A aplicação da plataforma realiza automaticamente a verificação das condições de elegibilidade dos/as estudantes, conforme as especificidades do edital 25/2020.
A lista dos estudantes selecionados, assim como a sistemática de entregas de chips, serão divulgadas em sites institucionais e nas mídias sociais da Ufam.
Confira o edital 25/2020 na íntegra.