Search
booked.net
Search
Close this search box.

Terceira via: Eduardo Leite sinaliza que pode ser vice-presidente na chapa da senadora Simone Tebet

O governador gaúcho deu sinais de que poderia abrir mão de uma candidatura própria e compor uma chapa com a candidata do MDB
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) sinalizou que pode abrir mão de sua pré-candidatura para ser vice na chapa da senadora Simone Tebet (MDB-MS) nas eleições de outubro deste ano. Na visão do mandatário gaúcho, Tebet “tem toda a condição de liderar esse projeto”.

Em entrevista à Rádio Eldorado, Eduardo Leite afirma que “é muito prematuro falar em que posição cada um tem que assumir. Mas a disposição nossa tem que ser construindo, apoiando, disputando na chapa como vice-presidente, se for o caso”.

Leite foi derrotado pelo governador de São Paulo João Doria nas prévias do Partido da Social Democracia Brasileira. O chefe do executivo paulista renunciou nesse fim de semana para ser o pré-candidato do partido nas eleições de 2022. Eduardo chegou a negociar sua entrada no Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, para viabilizar sua candidatura à Presidência da República. Contudo, após esforços de membros do PSDB, desistiu de sair do partido.

Mesmo após telefonar para João Doria e dizer que respeita a decisão das prévias, Eduardo Leite afirmou que a convenção nacional do partido é soberana. A convenção ocorrerá em julho e decidirá, finalmente, quem será o candidato do PSDB à presidência da República.

Terceira Via: João Doria renuncia ao governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República
MDB oficializa candidatura da senadora Simone Tebet à presidência da República
Eduardo Leite recebe cobranças por apoio a Bolsonaro, após assumir homossexualidade

União está próxima

A senadora Simone Tebet afirmou em entrevista ao programa Canal Livre que a união por uma candidatura única da terceira via está próxima. Segundo a parlamentar, as negociações para um nome que se contraponha ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está perto de um consenso.

“Acho que nunca estivemos tão próximos de um consenso. O próximo passo será os presidentes estarem juntos para vir a público, inclusive através da imprensa, para dizer “estamos unidos e teremos candidatura único”. É consenso já isso. Estive com o [João] Doria, jantei com o Doria. Estive antes com o [Sergio] Moro, que agora não faz mais parte. Mas nós fizemos um pacto junto com o presidente do MDB e do presidente do PSDB. Haverá uma única candidatura do centro democrático, por isso que digo que não é mais terceira via, é a via”, afirmou.

Sobre a adesão de outro candidato da terceira via, o ex-minsitro Ciro Gomes (PDT), a senadora se mostrou cética. De acordo Tebet, o político trabalhista “não se inclui dentro desse centro democrático”.

*com informações de Estadão e Band

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.