O Governo do Amazonas atualizou para 175 o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Estado, sendo 159 em Manaus e 16 no interior. Mais um óbito foi anunciado na tarde desta terça-feira (31), totalizando em três mortes pela doença.
A diretora da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto, informou que a terceira vítima da Covid-19 possuía diabetes, fato que agravou o quadro clínico do paciente. Outras doze pessoas estão internadas em caso grave nas UTIs, sendo nove em rede particular e três no Hospital Delphina Aziz.
Dos 24 novos casos anunciados, dois são de Manacapuru e dois de Itacoatiara. Os municípios de Santo Antônio do Sá, Anori, Boca do Acre, Careiro da Várzea e Novo Airão registraram os seus primeiros casos.
O Secretário de Estado da Saúde, Rodrigo Tobias, anunciou que mais de R$ 23 milhões serão destinados para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros bens necessários. “Fora tudo isso, o Governo do Estado fará investimento nas sala vermelhas, que são salas de estabilização. Haverá compras para que as estabeleçam em oito municípios focos”, afirmou.
Segundo o secretário, o Ministério da Saúde enviará dez leitos para o Hospital Delphina Aziz, que deveriam chegar hoje, mas ainda estão parados no Aeroporto de Guarulhos e em Pelotas. O Governo planeja também instalar uma estrutura de campanha para a triagem de novos pacientes, com apoio das Forças Armadas, ao redor do Hospital Delphina Aziz. Além disso, haverá contratação de 600 profissionais da saúde para atuar à medida que mais casos sejam confirmados.
Terceira morte confirmada
A Fundação de Vigilância em Saúde informou que um homem de 49 anos falecido, na última segunda-feira, no SPA do Coroado, zona leste de Manaus, testou positivo para o novo Coronavírus (Covid-19). O paciente deu entrada na unidade de saúde às 11h02 de ontem com quadro de parada cardiorrespiratória. Ele passou por procedimento de reanimação, sem sucesso, e o óbito foi declarado às 11h17.
Após o socorro ao paciente, a direção do SPA do Coroado solicitou da FVS-AM a investigação de Covid-19 diante do quadro apresentado. O paciente tinha quadro gripal e era diabético. A coleta para o exame foi feita após o falecimento do paciente e, nesta terça-feira, ficou pronto o resultado, testando positivo para Covid-19.