Search
booked.net
Search
Close this search box.

Tensão aumenta e explosões atingem áreas controladas pelos russos, na Crimeia

Foto: Reprodução/Reuters

Explosões eclodiram durante a noite perto de bases militares em áreas controladas pelos russos da Ucrânia e da própria Rússia, uma aparente demonstração da crescente capacidade de Kyiv de atacar a logística de Moscou longe das linhas de frente.

As explosões seguem-se a grandes explosões na semana passada em uma base aérea na Crimeia, anexada à Rússia. Em uma nova avaliação, uma autoridade ocidental disse que o incidente tornou metade da força naval russa do Mar Negro inútil em um acidente vascular cerebral.

A Ucrânia também emitiu um alerta sobre uma usina nuclear na linha de frente, onde disse acreditar que Moscou estava planejando uma “provocação em larga escala” como justificativa para desacoplar a usina da rede elétrica ucraniana e conectá-la à da Rússia.

Continuando o jogo de culpa mútua, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou a Ucrânia de bombardear o complexo de Zaporizhzhia, arriscando uma catástrofe nuclear.

Na Crimeia – que Moscou apreendeu em 2014 – explosões foram relatadas perto de uma base aérea em Belbek, na costa sudoeste perto de Sebastopol, sede da Frota do Mar Negro da Rússia.

Dentro da Rússia, duas aldeias foram evacuadas após explosões em um depósito de munição na província de Belgorod, perto da fronteira ucraniana, mas a mais de 100 km do território controlado pelas forças ucranianas.

Mais perto da frente, Kyiv também anunciou ataques durante a noite atrás das linhas russas no sul da província de Kherson, inclusive em uma ponte que servia à Rússia para fornecer milhares de soldados na margem oeste do rio Dnipro.

“As forças armadas ucranianas trataram os russos com uma noite mágica”, disse Seriy Khlan, membro do conselho regional de Kherson dissolvido pelas forças de ocupação russas.

Kyiv tem sido tímida sobre seu papel, retendo comentários oficiais sobre incidentes na Crimeia ou dentro da Rússia, enquanto insinua que está por trás deles usando armas de longo alcance ou sabotagem.

No primeiro momento, o Ministério da Defesa da Rússia informou que o motivo das explosões teria sido uma suposta detonação de munição em um depósito militar “temporário”.

Em seguida, a pasta declarou que a causa das explosões na Crimeia foi fruto de uma sabotagem, mas não deu mais detalhes. De acordo com o ministério, várias instalações civis foram danificadas, incluindo linhas de energia, uma usina, uma ferrovia, além de edifícios residenciais.

*Reuters

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.