*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Desde o início da manhã desta segunda-feira (29), Manaus enfrenta os impactos de uma chuva intensa e contínua, que provocou alagamentos e transtornos em diferentes zonas da cidade. Em vários bairros, ruas ficaram submersas, comprometendo a circulação de veículos e pedestres e gerando reclamações da população.
Imagens registradas por moradores mostram vias transformadas em verdadeiros rios. Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, uma moradora critica a falta de capacidade da infraestrutura urbana para escoar o grande volume de água. Segundo ela, o sistema de drenagem existente é insuficiente para suportar a intensidade da chuva. “O bueiro que tem aqui não suporta a água, é muito pequeno para a quantidade que está caindo”, relatou.
A situação levou os órgãos de monitoramento a emitirem alertas. A Defesa Civil do Amazonas divulgou o Alerta Cemoa nº 029, classificando como severo o risco de ocorrências como corridas de massa, envolvendo solo e lama, principalmente nas zonas Leste e Centro-Oeste da capital.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reforçam a gravidade do cenário. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva ultrapassou níveis considerados críticos em alguns pontos da cidade, com destaque para o bairro Cidade de Deus, que registrou mais de 70 milímetros, e o bairro Redenção, onde o volume chegou a 44 milímetros. As autoridades seguem monitorando a situação e orientam a população a redobrar os cuidados em áreas de risco.
