*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago, emitiu neste domingo (9), véspera da abertura do evento, a sua décima e última carta. No documento, ele convoca os países que começarão a discutir como limitar o aumento da temperatura global a se comprometerem com a implementação do Acordo de Paris.
“A COP30 pode marcar o momento em que a humanidade recomeça – restaurando nossa aliança com o planeta e entre gerações. Somos privilegiados por ter sido destinado a nós o dever de fazer história como aqueles que escolheram a coragem em vez da omissão, para virar o jogo na luta climática”, escreveu.
Em suas cartas, Corrêa do Lago convidou as partes e não-partes e estabeleceu três prioridades para as negociações. São elas:
- reforçar o multilateralismo e o regime climático;
- conectar o regime climático à vida real das pessoas e à economia real;
- e acelerar a implementação do Acordo de Paris para além da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Corrêa do Lago ainda destacou Belém como marco histórico, lembrando que ela será a capital do Brasil durante a COP30, ligou a origem da Convenção de 1992 ao presente e reafirmou a Amazônia como centro da liderança climática.
A COP30 tem como principal objetivo seguir o Acordo de Paris, visando limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C.
*Com informações do Metrópoles
