Search
booked.net

Teatro Amazonas recebe a abertura do 26º Festival Amazonas de Ópera, nesta terça-feira (15)

Foto: Divulgação/ Esley Cavalcante

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Considerada a maior expressão cultural na América Latina, o 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO) inicia, nesta terça-feira (15) e segue até o dia 18 de maio, com apresentações no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça, oferecendo ao público superproduções com alguns dos artistas mais consagrados do cenário operístico contemporâneo. A abertura é nesta terça-feira (15), às 19h.

Esta edição traz três óperas, três concertos e dois recitais. Além disso, marca o início do projeto internacional “Corredor Criativo da Amazônia”, que unirá instituições culturais do Brasil, Colômbia, Portugal e Áustria. O objetivo é promover o festival no exterior e inserir a cultura amazônica na agenda global de sustentabilidade ambiental.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destaca a importância do festival para o cenário cultural.

“O Festival Amazonas de Ópera já faz parte da história do nosso estado e da agenda de quem ama esse gênero. A cada ano, cresce o número de admiradores, e a expectativa para esta edição é ainda maior”, afirmou.

A programação inclui uma versão em concerto de La Bohème (Puccini), a montagem de As Bodas de Fígaro (Mozart), além dos recitais Belcanto e Canções Brasileiras. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br.

A ópera que abre o festival, La Vorágine, é baseada no romance histórico colombiano homônimo, ambientado no ciclo da borracha. A história acompanha personagens, que saem da Colômbia rumo a Manaus, então em pleno auge econômico por conta da exploração do látex.

Composta por João Guilherme Ripper, a obra é inédita e marca a entrada oficial da Colômbia no Corredor Criativo da Amazônia. A produção envolve cantores e técnicos dos dois países.

“Essa ópera representa uma nova fase do festival. A Colômbia, que já era parceira, agora se integra ao Corredor Criativo. Também vamos assinar acordos com Portugal e Áustria, fortalecendo a cultura, o turismo e a educação em Manaus e na região amazônica”, explica Flávia Furtado, diretora-executiva do FAO.

Mais de 80% dos profissionais envolvidos na produção são de Manaus. Cerca de 280 pessoas atuam diretamente no evento, entre técnicos, solistas, coro e orquestra. Os preparativos — que incluem montagem de estrutura, figurinos e ensaios — já estão em andamento no Teatro Amazonas e no Palácio da Justiça. A direção artística é do maestro Luiz Fernando Malheiro.

O festival também aposta em ações de inclusão, com um espetáculo adaptado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentações voltadas a estudantes da rede pública, como o concerto OCA alla Rossini.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, e o diretor artístico do festival, Luiz Fernando Malheiro, estarão presentes para coletiva de imprensa às 18h, no hall do Teatro Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.