Search
booked.net
Search
Close this search box.

TCU investiga contratos de concessão no setor elétrico com foco na Amazonas Energia

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Tribunal de Contas da União (TCU) lançou uma abrangente fiscalização nas concessões do setor elétrico, com o objetivo de examinar contratos considerados de “risco de insustentabilidade” e acompanhar o vencimento de pelo menos 20 concessões a partir do próximo ano. A concessão da Amazonas Energia está entre aquelas sob investigação.

Segundo o TCU, há indícios de insustentabilidade nas concessões de três distribuidoras de energia elétrica: Amazonas Energia, Light e Enel Rio. O tribunal está especialmente atento aos possíveis impactos no valor das tarifas de energia decorrentes da renegociação dos contratos.

Há 20 concessões com prazo de vencimento a partir de 2025, o que pode impactar no valor da tarifa de energia a depender das condições de prorrogação da concessão ou de novas licitações.

O início da fiscalização do TCU acontece no mesmo momento em que o Ministério de Minas e Energia encaminhou à Casa Civil a minuta do decreto que define o futuro dos contratos de distribuição de energia elétrica, com diretrizes alinhadas à visão do governo de maior cobrança pela qualidade dos serviços e endurecimento das penalidades às concessionárias em casos de descumprimento.

A prorrogação contratual dessas empresas por mais 30 anos dependerá da “prestação do serviço adequado”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.