Manaus, sexta-feira 25 de julho de 2025
Pesquisar

booked.net

TCE determina suspensão imediata de compras de ar-condicionado em Itacoatiara (AM)

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou a suspensão urgente de uma licitação da Prefeitura de Itacoatiara (distante 271 quilômetros de Manaus) para a compra de aparelhos de ar-condicionado. A decisão, que coloca o prefeito Mário Abrahim (Republicanos) no centro de uma nova controvérsia, surge em meio a suspeitas de que a gestão estaria tentando favorecer uma empresa com uma proposta de preço mais alto.

A licitação em questão, o Pregão Eletrônico nº 008/2025, virou alvo de denúncia da empresa Amena Climatização Ltda. Segundo a Amena, sua proposta, que era de menor preço, foi desclassificada por conta da ausência de uma assinatura digital. O TCE-AM, no entanto, considerou que essa falha não deveria invalidar a oferta, pois “a falta da assinatura digital não implica no compromisso, preço, qualidade do produto e veracidade dos documentos de habilitação”.

O Tribunal foi categórico ao afirmar que a prefeitura poderia ter resolvido a questão com uma simples diligência, mas optou por prosseguir com propostas mais onerosas. Para o TCE, a exclusão da oferta mais vantajosa foi um erro grave, representando um “apego ao formalismo exacerbado” e ignorando a oportunidade de economizar dinheiro público.

Determinação do TCE-AM e prazos para explicação

A conselheira-relatora Yara Lins dos Santos ordenou a suspensão imediata da licitação, proibindo a Prefeitura de avançar em qualquer etapa do processo. O prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim e a pregoeira Raquel de Oliveira Gonçalves têm agora um prazo de 15 dias para apresentar suas explicações ao Tribunal.

O despacho, publicado no Diário Oficial do TCE, é claro ao determinar que “suspendam, imediatamente, o Edital de Pregão Eletrônico nº 008/2025, no estado em que se encontra, inclusive sendo-lhes vedada a prática de quaisquer novos atos inerentes ou com relação imediata com o caso examinado, ainda que indiretamente, até ulterior decisão desta Corte de Contas”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.