Manaus, segunda-feira 23 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

TCE dá prazo para prefeito e vice de Tabatinga (AM) se manifestarem sobre denúncia de uso da máquina pública para promoção pessoal

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O vereador Jhonathan Bemerguy Rocha (PSD) ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) contra o prefeito de Tabatinga (a 1.110 quilômetros de Manaus), Plínio Souza da Cruz (Republicanos), e o vice-prefeito Edvaldo Paulo da Silva (MDB), por suposto uso da estrutura pública para produção de conteúdos em redes sociais com fins de promoção pessoal. Em decisão monocrática, o conselheiro relator Érico Xavier Desterro e Silva determinou que os gestores sejam notificados para se manifestarem no prazo de cinco dias antes da análise de eventual medida cautelar.

Conforme a denúncia, os gestores estariam utilizando obras públicas, maquinário municipal e servidores em atividade como cenário para vídeos divulgados em perfis pessoais, vinculando as ações institucionais diretamente à imagem dos agentes políticos. A representação também aponta a produção contínua de conteúdos com “narrativa personalista”, o que, segundo o autor, pode configurar desvio de finalidade e uso indevido da máquina pública.

O vereador solicita, entre outras medidas, a retirada imediata dos vídeos já publicados, a proibição de novas produções com esse perfil, além da suspensão de pagamentos relacionados à produção audiovisual institucional.

Ao analisar o caso, o relator destacou que, embora haja indícios que justificam a apuração, é necessário garantir o direito ao contraditório e à ampla defesa antes de qualquer decisão mais rigorosa. Por isso, determinou a oitiva prévia dos representados.

Além da manifestação sobre as acusações, o prefeito e o vice-prefeito deverão apresentar o contrato de publicidade da Prefeitura de Tabatinga. Após o prazo, com ou sem resposta dos gestores, o processo retorna ao relator para nova análise sobre a possível concessão de medida cautelar.

A decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM do dia 17 de março de 2026.

Leia mais:

TCE suspende contratos da Prefeitura de Tabatinga (AM) após representação contra licitações milionárias

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.