Search
booked.net
Search
Close this search box.

TCE-AM pede a suspensão do pagamento de R$ 14 mil mensal a policial condenado por agredir namorada

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) emitiu, no dia 16 de março de 2021, conforme publicação no Diário Oficial Eletrônico, no dia 17 de março, representação com pedido de Medida Cautelar contra o Governo do Amazonas para a apuração de possível irregularidade na manutenção ininterrupta do escrivão da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Rômulo Valente Cavalcante, demitido em 2018 após condenação por violência doméstica, mas que permanece no quadro de servidores do Amazonas ganhando a quantia de R$ 14 mil, por mês.

De acordo com o documento, assinado pelo conselheiro-presidente do TCE-AM, Mario de Mello, a Representação é oriunda da Ouvidoria da Corte de Contas (Manifestação n. 209/2021) e questiona o cumprimento do decreto de 27 de dezembro de 2018, que trata da demissão de Rômulo assinada pelo então governador Amazonino Mendes, e de decisões do Poder Judiciário pela regularidade e legalidade do Processo Administrativo Disciplinar n. 56.14.09.03.10497/14, com medida cautelar de suspensão do pagamento de remuneração ao servidor.

Ainda segundo a Representação, Rômulo “encontra-se no exercício do cargo de escrivão de polícia ilegalmente, após ter sido demitido, a bem do serviço público”, mesmo após relatório do então corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública (SSP-AM) e do delegado-geral do Amazonas.

O TCE-AM pede, além da investigação, “a suspensão do pagamento da remuneração de Rômulo Valente Cavalcante até que haja a decisão de mérito do processo”. “A Representação é um instrumento de fiscalização e exercício do controle externo utilizado justamente para se exigir da máquina pública a investigação sobre determinados fatos que aparentemente ensejam prejuízos ao erário”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.