*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades no envio de emendas parlamentares pela deputada estadual Joana Darc (União) para o Amazonas Futebol Clube. A parlamentar destinou R$ 3,5 milhões para o clube por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). O caso ganhou repercussão após denúncia da jornalista Cynthia Blink.
“Houve uma denúncia sobre o caso ao Protocolo do Tribunal, que encaminhou à presidência. Ao receber, o conselheiro-presidente Érico Desterro deu despacho de admissibilidade (recebeu a denúncia) e encaminhou para o relator do processo, conselheiro Mario de Mello, que abriu para o setor técnico (Diretoria de Controle Externo da Administração Direta Estadual – Dicad) avaliar e apurar”, informou o TCE.
Segundo a denúncia apresentada pela jornalista, existe um conflito de interesses no envio da verba milionária de Joana Darc ao Amazonas FC, pois o clube tem patrocínio do marido da deputada, Aldenor Ernesto de Lima Filho.
Em nota, Joana Darc afirmou que recebeu “com tranquilidade a notícia” do avanço das investigações e acredita “que todas essas denúncias se tratam de perseguição política”.