*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Em sessão solene na manhã desta sexta-feira (21), o procurador de contas João Barroso de Souza tomou posse como procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).
Nomeado pelo governador Wilson Lima, João Barroso retorna ao cargo para o biênio 2024/2026, após já ter chefiado o órgão anteriormente. A cerimônia, conduzida pela presidente da Corte de Contas, conselheira Yara Amazônia Lins, contou com a presença de conselheiros, procuradores, membros e servidores da Corte, além de familiares do procurador e diversas autoridades.
A conselheira Yara Amazônia Lins destacou, em seu discurso de abertura, a gestão da ex-procuradora-geral Fernanda Cantanhede no biênio 2022/2023. “Com talento e dedicação, a procuradora Fernanda nos deixou contribuições inestimáveis, como a elaboração da nova norma regulamentar do Ministério Público de Contas, sua ativa participação na Rede de Controle e Combate à Corrupção, e a criação da Central de Recursos. Seu trabalho incansável não só fortaleceu a instituição, mas também inspirou inúmeras mulheres”, afirmou a presidente da Corte.
Yara Lins também ressaltou a trajetória de João Barroso no MPC, desejando-lhe um mandato de sucesso. “Neste momento de transição, é com satisfação que damos as boas-vindas ao Dr. João Barroso, cuja trajetória no Ministério Público de Contas é marcada por dedicação ímpar, técnica apurada e uma finesse no trato pessoal. Ao assumir novamente este cargo, desejo-lhe um mandato pleno de realizações e que sua liderança continue a ser um pilar de integridade”, discursou a presidente do TCE-AM.