Manaus, domingo 7 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

TCE-AM abre investigação sobre gastos bilionários do Asfalta Manaus após denúncia de Capitão Carpê

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou, nesta terça-feira (16), a denúncia do vereador Capitão Carpê (PL) e determinou a abertura de investigação sobre supostas irregularidades no programa Asfalta Manaus. O Processo de Representação nº 15.431/2025, que será analisado pelo setor técnico do Tribunal, vai apurar o descumprimento da promessa de asfaltar 10 mil ruas até o final do ano passado.

Carpê questiona a forma como estão sendo aplicados os recursos no programa, que já movimentou 1,5 bilhão de reais em contratos e renovações de pavimentação acumulados nos últimos anos. Segundo o parlamentar, a execução da iniciativa padece de falta de transparência, ausência de informações claras sobre a destinação do orçamento e indícios de sobrepreço nas obras.

Além disso, moradores de diversas zonas da capital vêm denunciando que o programa, apesar de amplamente divulgado, tem priorizado vias já asfaltadas em detrimento de bairros com ruas em estado precário. “É um projeto mais voltado para o marketing do que para a necessidade real da população”, afirma Carpê.

A decisão do Tribunal deve questionar o que foi prometido e entregue pela atual gestão da Prefeitura de Manaus. O vereador, que vinha cobrando insistentemente esclarecimentos sobre os gastos, afirmou que seguirá acompanhando o caso “até que cada centavo seja devidamente justificado”.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.