*Da Redação Dia a Dia Notícia
A prefeitura de Manaus pretende gastar R$ 19,3 milhões com aquisição e instalação de tampa de bueiro e grelhas circulares e retangulares de SMC (fibra de vidro e resina poliéster). O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 27 de dezembro. Ao longo de 2024, alguns acidentes foram registrados na cidade devido a falta de tampas de bueiros em algumas vias da cidade, além de casos de furto e roubos das estruturas.
De acordo com o extrato publicado no DOM, o contrato foi firmado entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), comandada pelo vice-prefeito Renato Júnior, e a empresa Construban Serviços e Construções Ltda.
Pelo valor de R$ 19.373.645,72 (dezenove milhões, trezentos e setenta e três mil, seiscentos e quarenta e cinco reais e setenta e dois centavos), a Construban vai prestar serviço de aquisição e instalação de tampa de bueiro e grelha circular e retangular confeccionada em SMC, adaptável a qualquer tipo de clima, composto por fibra de vidro, resina de poliéster e outros polímeros, localizado em diversas vias da capital amazonense.
O prazo de vigência do contrato será de 12 meses a contar da Ordem de Serviços.
Segundo matéria divulgada pelo portal Amazonas Atual, em outubro de 2023, a Construban foi a vencedora da licitação dos três lotes para prestar serviços à Seminf. Por cada lote, a empresa vai disponibilizar cerca de 1.625 tampas de bueiro e grelhas.
Furtos e acidentes
Ao longo de 2024, que marcou o último ano da primeira gestão de David Almeida como prefeito de Manaus, houve o registro de acidentes e denúncias devido a falta de tampa de bueiros, que afetam a infraestrutura de bairros da capital amazonense. Além disso, houve casos de roubos e furtos das estruturas.
Em janeiro do ano passado, moradores do bairro Novo Aleixo, zona Norte, denunciaram a falta de estrutura na localidade e relataram a falta de tampa em pelo menos 40 bueiros, e que os mesmos já haviam causado acidentes.
Já no mês de abril de 2024, um acidente foi registrado na avenida Djalma Batista, onde um carro despencou dentro de um bueiro sem tampa. O motorista do veículo precisou da ajuda de populares para conseguir liberar o carro.
O mesmo aconteceu com outro veículo na Travessa Wilson Câmara entre as avenidas Constantino Nery e Mário Ypiranga, na zona Centro-Sul. O motorista estava saindo de um estacionamento quando o carro caiu em um bueiro sem tampa.