*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Polícia Federal (PF) realizou uma operação contra pesca ilegal e prendeu três homens suspeitos de envolvimento na ocultação dos corpos do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Ao todo cinco pessoas foram presas por suspeita de integrar quadrilha de pesca ilegal em áreas indígenas no Vale do Javari, na Amazônia.
O suspeito conhecido como ‘Colômbia’, que está preso, foi identificado como Ruben Dario da Silva Villar. O colombiano não havia sido reconhecido pois usava documentos falsos. O homem é o principal suspeito de chefiar a quadrilha na pesca ilegal, além de ser investigado por ser mandante dos assassinatos de Dom e Bruno.
“A PF identificou fortes indícios de que Colômbia seria líder e financiador de uma associação criminosa armada dedicada à prática da pesca ilegal na região do Vale do Javari, responsável por comercializar grande quantidade de pescado que era exportado para países vizinhos”, afirmou a Polícia Federal.
Entre os presos na operação, existem três familiares de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “o Pelado”, que confessou a participação no crime.
Bruno e Dom foram assassinados com tiros no dia 5 de junho de 2022 e tiveram os corpos queimados e enterrados. Segundo as autoridades o crime foi motivado pelo combate das vítimas sobre a pesca ilegal no Vale do Javari, a segunda maior terra indígena do país. Além disso, a região tem casos de tráfico de drogas, roubo de madeira e garimpo ilegal.