*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 32ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus), deflagrou na manhã desse domingo (06/03) a Operação Recaptura, resultando na prisão preventiva de Adriano Garcia dos Santos, 30, e Ismael de Lima do Nascimento, 34, envolvidos em vários furtos e roubos de lanchas, canoas, motores de popa e rabetas, na comunidade Casa Velha, também conhecida como “Membeca”, no município do interior amazonense.
O delegado Mateus Moreira, titular da 32ª DIP, que coordenou a operação, relatou que Adriano e Ismael já estavam sendo investigados desde junho de 2021, quando, na companhia de um infrator identificado como Gabriel Nascimento Gomes, incendiarem três viaturas policiais e um veículo particular na delegacia, e ainda auxiliaram na fuga do indivíduo. Os ataques iniciaram após a morte de um líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em junho de 2021.
Além dos veículos na delegacia, os ataques incendiários destruíram quinze ônibus do transporte coletivo em Manaus e três agências bancárias. Cidades do interior, como Parintins, também registraram ataques da facção.
“Recebemos denúncias anônimas informando que os indivíduos estariam naquela comunidade, sendo assim nos deslocamos até lá e conseguimos efetuar as prisões, bem como recuperar embarcações furtadas e roubadas avaliadas em mais de R$ 50 mil”, contou Moreira.
O mandado de prisão preventiva em nome de Adriano e Ismael foi expedido no dia 3 de março deste ano, pela Vara da Comarca de Caapiranga. Os dois foram indiciados pelos crimes de furto, roubo, associação criminosa e incêndio qualificado, e permanecerão custodiados na carceragem da unidade policial, à disposição da Justiça.