*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Um homem identificado como Alan David Belchior Varjão Thales, de 37 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (19), suspeito de aplicar mais de 200 golpes com falsos financiamentos de veículos em Manaus. Segundo as primeiras informações, o criminoso usava uma concessionária de veículos como fachada para enganar os clientes.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as investigações apontam que o suspeito usava a loja ‘Teles veículos’, localizada na avenida Tefé, no bairro Raiz, zona Sul da capital amazonense, para atrair as vítimas.
“O suspeito convencia as vítimas a contraírem contratos de financiamento bancário e se apropriando dos veículos comprados por terceiros. Ele recebia veículos de clientes em sua loja a pretexto de vendê-los, mas não repassava aos proprietários os valores decorrentes dessas vendas. Em alguns casos, quando os clientes se queixavam de problemas mecânicos nos veículos, Alan recebia esses automóveis a pretexto de consertá-los, mas também os vendia sem donos saberem, além de falsificar assinaturas das vítimas”, detalhou a autoridade policial.
Ainda conforme as investigações, a loja de fachada existe há pelo menos cinco anos e a polícia tenta descobrir se o suspeito conseguiu abrir outras concessionárias, podendo assim ter ainda mais vítimas.
Até o momento, 50 pessoas foram ouvidas pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), mas é calculado que ao menos 200 pessoas foram enganadas. O suposto estelionatário não quis falar sobre o caso.
O suspeito deve responder por estelionato, apropriação indébita, receptação qualificada, falsidade ideológica e falsificação de documentos particulares.