*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A operação “Verdade no Rótulo”, realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus), identificou irregularidades em três dos 25 supermercados inspecionados na capital amazonense nos últimos dois dias. A ação tem como objetivo combater a venda de alimentos falsificados ou adulterados.
Um dos estabelecimentos autuados, localizado no bairro Cidade de Deus, zona Norte, estava comercializando azeite extravirgem da marca Cordilheira, um produto que já havia sido desclassificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Todo o lote irregular foi apreendido e o supermercado está sujeito a multas que podem chegar a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM).
Em outros dois supermercados, na zona Leste, foram encontradas latas de leite em pó com suspeita de falsificação. As amostras foram encaminhadas para análise em laboratório, e os resultados devem confirmar ou descartar a adulteração dos produtos. Caso a adulteração seja confirmada, os estabelecimentos também serão penalizados.
A Visa Manaus alerta a população sobre os riscos de consumir alimentos falsificados ou adulterados, que podem causar danos à saúde. A diretoria reforça a importância de verificar a procedência dos produtos e denunciar qualquer irregularidade encontrada nos estabelecimentos comerciais.