*Da Redação Dia a Dia Notícia
Operação encontra cerca de 35 quilos de carnes de frango, entre peças inteiras de frango, cortes de filé de peito e filés empanados, inadequados para comercialização durante fiscalização em um supermercado da zona Oeste de Manaus nesta segunda-feira (15). A ação, que verifica a segurança sanitária das bebidas alcoólicas vendidas à população, recebeu denúncia também sobre os alimentos.
A operação “Zero Metanol” ocorre por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio do Procon municipal, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal.
Pela ocorrência, o estabelecimento foi autuado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37.
Os alimentos foram retirados dos expositores e inutilizados no próprio supermercado com sabão e água sanitária.
“As bebidas colocadas à venda no estabelecimento estavam dentro das normas de segurança sanitária, com o aspecto normal, o lacre preservado, a certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e todas as informações necessárias constando dos rótulos. Porém, após uma denúncia realizada por uma consumidora durante a fiscalização, fomos até a seção dos alimentos congelados e constatamos que havia carnes de frango em situação de descongelamento, estando, portanto, impróprias para o consumo”, destacou o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
