*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quinta-feira (18), a Suframa acionou as forças policiais estaduais e ambientais para remover uma invasão ilegal na área de Expansão do Distrito Industrial de Manaus, situada na avenida Flamboyant, no bairro Distrito Industrial II, zona Leste da capital amazonense.
Essa foi a quinta operação de desmobilização no local, uma área destinada à instalação de novas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e, por consequência, com potencialidade para gerar empregos para a população local. Operações anteriores ocorreram nos dias 31 de maio e 2 de julho de 2024, e nos dias 15 e 19 de junho de 2024, resultando na demolição de construções rústicas e na remoção de materiais, bem como a detenção de envolvidos.
A atividade ilegal de ocupação tem causado significativo desmatamento na região, com a vegetação original sendo substituída por barracos feitos de madeira. As invasões têm sido incentivadas publicamente nas redes sociais por líderes que denominam a área como “Comunidade Nova Mauá”.
Apesar das frequentes operações de desmobilização envolvendo órgãos de segurança pública estaduais, federais e ambientais, incluindo a Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas, a Delegacia da Polícia Federal e o Batalhão Ambiental, os ocupantes continuam a retornar ao local.
Monitoramento remoto da área
A operação desta quinta-feira contou com a presença de técnicos da Suframa. A Autarquia já elaborou um planejamento estratégico para o monitoramento remoto da área, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), incluindo fiscalização por drones, e prevê o acionamento imediato da polícia para futuras intervenções.
Disque-denúncia 181
A ligação é grátis. Você liga, faz sua denúncia, funcionamento 24h, todos os dias da semana (inclusive feriados), com sigilo e segurança. Ela é avaliada e encaminhada ao setor competente da polícia.
O que denunciar?
Tráfico ou uso de drogas, violência contra pessoas ou animais, indivíduos procurados, homicídio, estelionato, fraude, falsificação, abandono e desmanche de veículos, roubos ou furtos, porte de arma ilegal, sequestro, estupro, prostituição, contrabando, crimes contra a saúde pública, meio ambiente ou patrimônio, violências em geral.