*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Enfrentado o Real Manaus, o time Amazonas FC inicia, neste próximo domingo (6), a caminhada no Campeonato Amazonense de futebol sub-16 de 2023. A confronto começa a partir das 10 horas da manhã, no estádio Carlos Zamith.
Para fortalecer as categorias de base e promover equipes competitivas do sub-8 ao sub-16, o Amazonas FC selou uma parceria com dois projetos experientes e vitoriosos do futsal e futebol de iniciação da capital amazonense: o Verona e a Paris Saint-Germain Academy.
Até o pontapé inicial, o sub-16 do Amazonas conta com 30 atletas e vai completar três meses de preparação. Os treinamentos acontecem três vezes por semana no campo da Petrobras. O supervisor das categorias de base da Onça-pintada, Romualdo Matos, fala sobre as expectativas em volta do início do Estadual.
“Estamos com essa parceria com o Verona e o Paris Saint-Germain, com times do sub-8 ao sub-16. Estamos treinando forte em todas as categorias, é um calendário muito bom e árduo. A expectativa é muito grande, temos um elenco forte. A garotada está ansiosa para essa estreia”, pontuou.
Multicampeão no cenário do futsal e futebol amazonense, o técnico Renato Abrantes detalha os pontos que foram trabalhados com a equipe ao longo de todo o período que antecedeu a competição, e projeta uma boa largada diante do Real Manaus.
“Nesse período já trabalhamos a parte física, agora estamos alinhando a parte técnica e tática. Os meninos vêm treinando bem. Graças a Deus não temos ninguém lesionado. Temos muita confiança nos atletas que estão aqui. Eles foram escolhidos e estão preparados para essa estreia. Pretendemos largar bem contra o Real Manaus, que é uma boa equipe, mas podemos impor um bom jogo e fazer o resultado”, destacou Renato.
A competição
O Campeonato Amazonense sub-16 de 2023 começou na última quinta-feira (3). Ao todo, são 14 equipes na disputa, divididas em dois grupos com sete clubes em cada, inicialmente no sistema de pontos corridos em turno único. O Amazonas está no grupo A, ao lado de Santos Manaus, Nacional, Líbano, RB do Norte, Manaus FC e o Real Manaus, adversário da estreia.
Os componentes de cada chave se enfrentam, e ao final das sete rodadas da fase grupos, os campeões dos grupos avançam direto para as quartas de finais, enquanto os classificados entre 3º e 6º lugares vão disputar _playoffs_ em cruzamento olímpico (o 3º da chave A x 6º da chave B; 3º da chave B x 6º da chave A; O 4º da chave A x 5º da chave B; 4º da chave B x 5º da chave A).
Na sequência, os confrontos de quartas de finais e semifinais vão ser definidos em jogo único, com vantagem do empate para o clube melhor colocado na primeira fase. A grande final também será em jogo único, mas sem vantagem para nenhuma equipe.
“A base de 2007/2008 está muito equilibrada. Já há outras equipes trabalhando há um bom tempo, mas temos tudo para fazer uma excelente competição. Os atletas que estão aqui hoje representando o Amazonas estão preparados para o objetivo maior que é o título”, completou o técnico Renato Abrantes.