Manaus, sexta-feira 13 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

STF inicia julgamento sobre prisão de Daniel Vorcaro nesta sexta (13)

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira, 13, o julgamento virtual que decidirá se será mantida a prisão de Daniel Vorcaro, ex-banqueiro e proprietário do Banco Master. A detenção foi determinada pelo ministro André Mendonça, e com o afastamento do ministro Dias Toffoli nos últimos dias, apenas quatro magistrados participarão da votação para analisar a legalidade e a continuidade da medida.

O julgamento ocorre no âmbito da terceira fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de fraudes financeiras envolvendo o banco e uma tentativa considerada irregular de venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB).

Participam da votação os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques. O ministro Dias Toffoli se declarou suspeito e não participará da análise. Em caso de empate entre os votos, a decisão pode favorecer o investigado e resultar em sua soltura.

Daniel Vorcaro foi preso em 04 de março, durante a nova etapa da operação. Segundo as investigações, ele é suspeito de intimidar jornalistas e ex-funcionários, além de ter tido acesso antecipado a informações da apuração. Mensagens obtidas pelos investigadores também indicariam contato com servidores do Banco Central do Brasil sobre o andamento das investigações.

O banqueiro já havia sido detido em novembro do ano passado ao tentar embarcar para Dubai. Após obter habeas corpus, ele passou a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, medida que foi revogada com a nova ordem de prisão.

O resultado do julgamento virtual deverá definir se as prisões serão mantidas ou se os investigados poderão responder ao processo em liberdade, decisão que pode impactar diretamente o andamento da investigação.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.