Search
booked.net
Search
Close this search box.

STF declara inconstitucional o assédio judicial contra jornalistas

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta quarta-feira (22), que o assédio judicial contra jornalistas é inconstitucional. Essa prática envolve a apresentação de ações judiciais contra o conteúdo de reportagens com o intuito de constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa.

A tese vencedora, proposta pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, visa reconhecer a ocorrência do assédio judicial e afirmar que ações contra profissionais da comunicação violam a Constituição.

Barroso determinou que múltiplas ações devem ser julgadas pela Justiça da localidade onde o jornalista reside. Atualmente, os autores das ações têm a liberdade de escolher a cidade onde os processos serão conduzidos, resultando na dispersão das demandas judiciais contra a imprensa.

Os ministros Nunes Marques, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes acompanharam o entendimento de Barroso. O ministro Flávio Dino, que substitui Rosa Weber no STF, não participou da votação.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.