Subiu para 1,2 toneladas a quantidade de entorpecentes apreendidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) na ação “Pronta-Resposta” em uma balsa com botijões de gás vinda de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), na Tríplice Fronteira. É que a varredura nas cargas rendeu novo flagrante, ontem (28/03), com a localização de cerca de 120 quilos de drogas dentro de extintores de incêndio.
Ao longo da semana, três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. As equipes policiais estão trabalhando na balsa, ancorada em um porto do Distrito Industrial, na zona leste de Manaus, desde a quinta-feira (25/03), quando a embarcação vinda de Tabatinga foi flagrada repleta de entorpecentes. Nos dias seguintes, mais drogas foram localizadas e, dessa vez, o material ilícito foi descoberto dentro de cilindros de extintores.
As equipes estão vasculhando todos os produtos dentro da balsa. Localizaram drogas dentro de 64 botijões de gás, um gerador de energia, tonéis cheios de óleo e, agora, em extintores.
Será investigado como os criminosos conseguiram colocar as drogas dentro do equipamento. As embalagens estavam em perfeito estado, com todas as informações técnicas sinalizando regularidade, inclusive a validade e o lacre do produto. O entorpecente só foi encontrado porque os policiais apertaram o equipamento para testar a carga. Foi quando se observou que, apesar de pesado, ele não tinha o produto que serve para conter chamas. Eram oito extintores, que foram abertos com ferramentas manuais.
A ação “Pronta-Resposta” foi criada pelo secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, para ampliar a apuração das denúncias anônimas feitas pela população através dos canais oficiais, o telefone 181 e o site da SSP (www.ssp.am.gov.br).
O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Amazonas. Até o momento, o total de drogas apreendidas nessa embarcação soma 1.253,6 quilos.