*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Devido ao alto o índice de cidadãos que agendam e não comparecem para o atendimento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), quem não comparecer no dia e horário marcado terá qualquer novo agendamento bloqueado pelo sistema por um período de 60 dias. A medida foi anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Conforme dados informados pelo Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM), cerca de 21% das pessoas agendadas faltam ao atendimento da CIN.
Em alguns postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), como no PAC Shopping Parque 10 Mall, na zona centro-sul de Manaus, as ausências chegam a 24%. Já no PAC Alvorada as ausências são de 26%.
O bloqueio provisório em casos de ausência tem o intuito de reduzir esses índices.
As vagas para realizar a emissão do documento são disponibilizadas diariamente por meio de um agendamento no endereço eletrônico disponível no site da SSP-AM.
Conforme os dados do IIACM, até o dia 17 de junho, mais de 30 mil CINs encontravamm-se nos postos aguardando a retirada por parte do cidadão. Se após a consulta o solicitante constate que o documento está demorando mais de 30 dias para ficar pronto, ele pode solicitar informações à Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública pelo número (92) 99186-4344.