*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na primeira noite do Festival de Parintins 2025, nesta sexta-feira (27), os bois Garantido e Caprichoso emocionarão o público com apresentações marcadas por ancestralidade, resistência e identidade amazônica. Com os subtemas “Somos os Povos da Floresta” e “Amyipaguana”, os bois exaltarão os povos tradicionais da Amazônia e a retomada cultural indígena em espetáculos grandiosos e carregados de simbolismo.
Abrindo a primeira noite do Festival, o Garantido aposta no resgate das raízes amazônicas, com o tema “Boi do povo, boi do povão”, propondo um espetáculo que valoriza a história, as crenças e os costumes do povo amazônida. O espetáculo será dividido em três atos: “Somos o Povo da Floresta”, na primeira noite, com a lenda de Tapiraiauara; “Garantido, Patrimônio do Povo”, na segunda, com reverência aos patrimônios culturais vivos do país; e “Garantido, o Boi do Brasil”, na terceira, celebrando a diversidade das manifestações populares.
Em seguida, o boi-bumbá Caprichoso se apresenta com o tema “É Tempo de Retomada”, inspirado na obra homônima da escritora indígena makuxi Truduá Dorrico. A proposta resgata a história e identidade amazônida, com um enredo dividido em três atos: “Retomada pelas Lutas”, “Retomada pela Tradição” e “Retomada pela Vida”. A escritora Truduá Dorrico ressaltou que o livro “Tempo de Retomada” vai além da luta por território, sendo também uma reconexão com o orgulho indígena. Ela explicou que a obra nasceu da necessidade de ressignificar imagens e discursos sobre os corpos indígenas, historicamente marcados por estigmas.
No sábado (28) e no domingo (29), o Caprichoso se apresenta primeiro, seguido pelo Garantido. A apuração será realizada na segunda-feira (30), às 14h, também no Bumbódromo de Parintins.
Emprego e renda
Atraindo aproximadamente 130 mil visitantes à Ilha Tupinambarana em 2025, de acordo com estimativas do Governo do Amazonas, o Festival de Parintins vai além da disputa entre Caprichoso e Garantido. Com o número de pessoas em Parintins mais que dobrando no período do festival — a ilha tem 96.322 habitantes, segundo o Censo 2022 —, o evento se consolida como um importante motor econômico para o município.
Em 2024, o festival movimentou mais de R$ 160 milhões, com geração de emprego e renda, direta e indiretamente, em Parintins. A expectativa é que esse valor seja superado em 2025. A festa gera empregos diretos, como os ligados à produção dos bois e ao setor de turismo, e também indiretos, como no comércio e na gastronomia.
Caprichoso e Garantido são responsáveis por uma parcela significativa dessa movimentação econômica, tanto pelas estruturas dos espetáculos quanto pelo impacto gerado em seus galpões e currais ao longo do ano.
Ver essa foto no Instagram