*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, mais conhecido pelo apelido Mamãe Falei, confirmou a sua desfiliação do partido Podemos. O parlamentar causou revolta nos últimos dias após dizer, em áudios vazados, que as refugiadas da guerra na Ucrânia seriam “fáceis porque são pobres”.
O diretório nacional da legenda, presidida pela deputada federal Renata Abreu (SP), acatou o pedido do deputado. O Podemos já havia instaurado um processo administrativo que poderia incorrer na expulsão de Arthur do Val. O partido destacou que a decisão foi tomada no Dia Internacional da Mulher.
“No dia da mulher, Podemos recebe e acata a desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), diante da abertura do processo disciplinar que poderia resultar em expulsão do parlamentar. Ele estava filiado ao partido há cerca de 30 dias”, declarou a direção nacional do partido.
Ainda na tarde desta terça-feira, Arthur do Val também comunicou aos seus seguidores que está saindo do Movimento Brasil Livre (MBL), frente formada por jovens liberais e que tem como um de seus principais membros o deputado federal Kim Kataguiri (Podemos-SP), que também se envolveu em uma polêmica quando declarou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.
Risco de cassação
Nessa segunda-feira (07/03), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu pelo menos dez pedidos de cassação do mandato de Arhtur do Val. A conduta do deputado poderá ser investigada pelas declarações consideradas sexistas contra as mulheres refugiadas na Ucrânia.
As representações devem tramitar no Conselho de Ética por um período entre 30 e 40 dias. Ao final do processo, o deputado pode ser absolvido, advertido ou até mesmo perder o mandato de forma temporária ou definitiva. A perda de mandato, seja temporária ou permanente, precisará ser votada em plenário.
*com informações de g1 São Paulo e Agência Brasil