*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os municípios de Apuí e Humaitá, no sul do Amazonas, estão com a qualidade do ar comprometida, segundo o aplicativo Selva (Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental). Apuí foi classificado com qualidade “ruim”, enquanto Humaitá apresentou nível “moderado” nessa segunda-feira (18). A piora no ar se deve principalmente às queimadas na região.
O meteorologista Rodrigo Souza, responsável pelo aplicativo, explica que o Selva utiliza tanto estações reais, que monitoram a poluição em locais específicos, quanto estações virtuais, que simulam a qualidade do ar em áreas mais amplas, como municípios inteiros. A presença de fumaça de queimadas ou lixo e a poluição transportada pelos ventos são os principais fatores que levam à piora do ar.
A situação em Apuí é especialmente preocupante. Em julho, o Ibama já havia emitido um alerta sobre o aumento de queimadas ilegais no município, que causaram uma densa nuvem de fumaça. Rodrigo Souza alerta que, embora os dados das estações virtuais e reais não devam ser comparados diretamente, a proximidade dos valores em períodos de grande volume de fumaça mostra que a poluição afeta toda a região.
