O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) pede a suspensão das aulas na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, na zona Norte, segundo o sindicato, 27 trabalhadores que atuam na escola testaram positivo para o novo coronavírus.
Na manhã de hoje, dia 26, os trabalhadores realizaram uma manifestação pedindo a suspensão das aulas presenciais.
“O Conselho Nacional de Educação emitiu parecer validando as aulas remotas até o fim do ano. Manaus é a única cidade do país que voltou com as aulas presenciais em meio à pandemia e quando surgem novos casos nas escolas diariamente”, disse a diretora do sindicato Vanessa Antunes.
Em audiência pública na tarde de ontem, dia 25, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, informou que dos 1064 exames feitos em trabalhadores da rede estadual de ensino em 5 dias, 342 tiveram resultado positivo para Covid-19, sendo que 104 estão em período de transmissão.
O Sinteam informou ainda que pediu, na última segunda-feira, que a FVS informe a quantidade de exames positivos por escola.
“Há várias escolas com mais de dez casos entre professores. Não tem como continuar com as aulas presenciais. É um faz de conta. Além dos professores afastados por covid-19, há os que são do grupo de risco que não pode estar na escola. A direção coloca os alunos em salas e passa atividade. Não é aula”, disse Vanessa