*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado Sinésio Campos (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para criticar as recentes declarações do economista paulista Alexandre Schwartsman, que chamou o modelo Zona Franca de “aberração”. A fala ocorreu durante uma entrevista no Jornal da Cultura , na edição de segunda-feira (25). No telejornal, o economista defendeu que as indústrias de Manaus deveriam ser instaladas próximas aos centros consumidores, que são as regiões sul e sudeste, evitando os efeitos da estiagem.
Além disso, Alexandre Schwartsman criticou a renovação do modelo econômico por mais 50 anos, afirmando que certamente após o fim do prazo o modelo seria renovado novamente.
Para Sinésio Campos, a fala do economista destila ódio contra a região amazônica e a população amazonense, em uma fala carregada de preconceito.
“Esse senhor, que não conhece a realidade do nosso povo, se tornou uma persona non grata em nosso estado. Esse tipo de gente é quem quer arrancar cada moeda, mas quer ter a floresta amazônica preservada, e esquece que aqui existem homens e mulheres que precisam viver com dignidade. É esse tipo de figura que na reforma tributária querem tirar os incentivos da Zona Franca”, declarou o parlamentar.
Sinésio também chamou Alexandre de “nazista” e “bandido” e declarou que ele deveria ser considerado persona non grata pelo estado do Amazonas.