*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Sindicato de Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam) pediu que o governo estadual retome as aulas remotas até que a baixa qualidade do ar, causada pelas queimadas e pela seca, se normalize. Na última semana, a cidade de Manaus atingiu o pior índice mundial para se respirar devido à fumaça. O sindicato pontuou que o problema prejudica a saúde dos alunos e profissionais da área.
Em nota oficial, o Sinteam destacou que a qualidade do ar “varia de insalubre a perigosa há três dias seguidos devido ás queimadas florestais”.
“Os poluentes presentes no ar podem agravar doenças pulmonares, causar ataques de asma e bronquite aguda e levar a infecções respiratórias, com tosse, dor de garganta ou coceira e agravar doenças pulmonares. Em casos como esses, as autoridades de saúde pública fazem várias recomendações, entre elas evitar as atividades ao ar livre e até fechar escolas quando o Índice de Qualidade do Ar (IQA) ultrapassa os 250 PM mcg/m³ na média em 24h, o que tem acontecido desde o dia 10 de outubro”, diz.