*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) reuniu-se com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar da manutenção do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Recentemente, o governador Wilson Lima (União), membros da bancada federal e líderes da indústria ficaram preocupados com declarações de Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nas quais afirmaram que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) poderia deixar de existir na futura reforma tributária.
Ao deputado, o ministro garantiu que as vantagens do Polo Industrial de Manaus (PIM) em relação a outros centros industriais do Brasil “não serão afetados por qualquer que seja a reforma proposta pelo governo federal”.
‘Se não houver diálogo, irei à Justiça’, diz Wilson Lima após declarações de Alckmin sobre fim do IPI
Haddad mantém redução do IPI e imposto pode deixar de existir com reforma; políticos e industriários da Zona Franca se preocupam
Bancada do AM se compromete com reeleição de Arthur Lira em troca de apoio a pautas como BR-319 e Zona Franca de Manaus
Em vídeo publicado nas redes sociais, Silas Câmara afirmou que “temos aqui a segurança da palavra de um homem que o Brasil respeita, Geraldo Alckmin”, demonstrando confiança na promessa do vice-presidente.
A manutenção da Zona Franca de Manaus foi pauta da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que defendeu mais de uma vez o setor pela importância que tem na economia do Amazonas e na proteção da floresta amazônica.