*Da Redação do Dia a Dia Notícia
No município de Borba, distante 149 quilômetros de Manaus, o deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Silas Câmara, disse, em discurso, durante cumprimento de agenda na sexta-feira, dia 26, ao lado do governador Wilson Lima (União Brasil) e do deputado Roberto Cidade (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura de Manaus e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que Cidade será o próximo prefeito de Manaus. A fala de Silas chama atenção, porque na última semana ele estava próximo do prefeito David Almeida (Avante). A informação é do Blog do Botelho.
Na semana passada, os dois vereadores de Manaus – João Carlos e Márcio Tavares, do Republicanos, votaram favoráveis ao pedido de empréstimo de R$ 580 milhões da Prefeitura de Manaus junto ao Banco do Brasil, em meio a uma reviravolta e surpresas, justamente por conta da mudança de direção no Republicanos. Dos quatro vereadores da sigla, três foram favoráveis. Somente Daniel Vasconcelos foi contra a direção do partido. Roberto Sabino, que pertence à base aliada de David, votou favorável ao empréstimo e anunciou que é líder do Republicanos na Casa Legislativa.
Antes dessa votação, os dois vereadores – João Carlos e Márcio Tavares, estavam no arco de aliança do grupo de oposição e eram contra o empréstimo. A mudança ocorreu por conta de um acordo firmado com o presidente nacional da sigla, o deputado federal Marcos Pereira (SP), e articulado pelo senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Silas Câmara, que comanda a legenda no Amazonas. Silas chegou até a postar em suas redes sociais uma foto com David Almeida, porém apagou logo em seguida. O Republicanos é considerado um partido socialmente conservador, e ligado à direita política.
Segundo informações de bastidores, David pediu ajuda aos parlamentares federais que prontamente se mexeram e convenceram Marcos Pereira da importância da votação e, sobretudo, da aprovação. E claro que uma orientação de Marcos Pereira se torna inevitavelmente uma ordem, já que, além de ser presidente nacional do Republicanos, ele é da alta cúpula da igreja.