*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Silas Câmara, que teve seu mandato cassado na última quarta-feira (31) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), chamou atenção após contratar o advogado Sérgio Bermudes, sócio da advogada Guiomar Mendes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. O parlamentar vai recorrer da decisão.
A participação do advogado no caso pode trazer um novo direcionamento para a defesa de Silas Câmara. Ele foi cassado sob acusações de captação e gasto ilícito de recursos financeiros durante a campanha eleitoral de 2022.
O escritório de advocacia em questão é responsável pela defesa de grandes empresas.
Na quarta-feira, a assessoria jurídica do deputado pontuou que a decisão contraria um entendimento anterior da Corte, que aprovou as contas de Silas Câmara, e usará isso na apresentação dos embargos de declaração. Esgotados os recursos no TRE, caso suas tentativas de reverter a decisão sejam malsucedidas, o deputado ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter seu sétimo mandato consecutivo.
Caso seja confirmada sua perda de mandato, Silas Câmara também leva o deputado Adail Filho (Republicanos), pois o partido ficaria fora das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral para ocupar vagas na Câmara dos Deputados. Assim, Alfredo Nascimento e Delegado Pablo assumiriam as cadeiras.
Leia mais:
Alfredo Nascimento e Delegado Pablo podem voltar a Brasília com queda de Silas Câmara
Mesmo cassado, Silas Câmara segura cargo com recursos e diz que seu mandato tem ‘propósito santo’
Por 4 votos a 2, Silas Câmara tem mandato cassado pelo TRE-AM
