Search
booked.net
Search
Close this search box.

Sidney Leite é impedido por lei eleitoral de ser vice de David Almeida; confira os cotados

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Após a repercussão de que o nome de deputado federal Sidney Leite (PSD) estaria sendo cotado para ser o vice de David Almeida (Avante), a lei eleitoral mostra que o parlamentar não pode ocupar o posto por atualmente está com seu título em Maués, a 276 quilômetros de Manaus, onde possui seu maior reduto eleitoral. Esse impedimento tira Leite do jogo político como indicação do senador Omar Aziz (PSD). Informações de bastidores apontam que o vice ideal para o grupo de Almeida ainda é o ex-secretário da Seminf Renato Jr, porém, outros estão sendo “testados”, como é o caso do deputado federal Saullo Vianna (UB).

Com o título em Maués, Sidney Leite estaria impedido pela Justiça Eleitoral de vir a candidato a vice-prefeito de David Almeida. Caso pudesse ocupar o cargo, o político seria um aliado de Omar Aziz na prefeitura de Manaus, que faz grande pressão em Almeida. O senador é um dos maiores aliados do presidente Lula (PT) e possui prestígio e influência na esfera federal.

Informações apontam que Omar pretende voltar a ser governador do Amazonas e, pensando nesta hipótese, estaria fazendo pressão para indicar um vice, para futuramente ter a máquina da prefeitura ao seu dispor no próximo pleito que acontece em 2026.

Outro nome apontado como um possível vice para David, seria o deputado federal Saullo Vianna (UB), que apesar de ser do mesmo partido que o governador Wilson Lima, tem se mostrado aliado de Almeida.

Recentemente, foi ele quem indicou Jender Lobato, ex-presidente do Boi Caprichoso, para assumir a Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult). Em 2020, Saullo Vianna e Jender Lobato foram alvos de uma operação da Polícia Federal por fraude em licitação para fornecimento de transporte escolar no município de Presidente Figueiredo, a 126 quilômetros de Manaus.

Renato Junior (Avante), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também tem se mostrado um forte nome para ocupar o posto de vice-prefeito. Recentemente, ele foi exonerado da pasta e regularizou pendências com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), ficando assim apto para concorrer nas eleições deste ano.

A regularização das pendências ocorreu em um momento estratégico para a campanha de reeleição de David Almeida. Informações apontam, que o prefeito também estaria interessado em formar uma chapa puro sangue com um candidato do Avante.

A ex-secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe também está entre os nomes especulados para disputar o pleito deste ano ao lado do atual prefeito, que tenta a reeleição.

Leia mais:

Eleições 2024: Sidney Leite é cotado para vice de David Almeida para aumentar influência de Omar Aziz

As vésperas das eleições, ex-secretário da Seminf, Renato Júnior, paga pendência na Justiça Eleitoral do AM

Cotados para ser vice de David Almeida, Renato Júnior e Shádia Fraxe são exonerados de secretarias 

Investigado pela PF e indicado por Saullo Vianna, ex-presidente do boi Caprichoso Jender Lobato assume comando da Manauscult

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.