Os shots são bebidas feitas com alimentos com alto teor de nutrientes, são blends compostos por diversos ingredientes com potenciais benefícios para a saúde e devem ser tomados em doses pequenas. “Shot vem do inglês e quer dizer dose”. Eles, normalmente, são consumidos de manhã em jejum, após acordar, em busca de iniciar o dia com alta densidade de antioxidantes protetores das células.
O ideal é consumir os shots no período da manhã, em jejum, ou 30 minutos antes das refeições. Contudo, algumas combinações a base de chás calmantes podem ser consumidas antes de dormir, a fim de favorecer um sono de qualidade.
Os shots, por ser uma bebida concentrada em nutrientes e compostos ativos, podem promover inúmeras ações terapêuticas, dependendo da associação de ingredientes. Pode-se combinar especiarias como cúrcuma, gengibre, canela, cardamomo, além de frutas como limão, laranja, acerola.
Atualmente, utiliza-se frequentemente o extrato de própolis em gotas, mas também podemos encontrar combinações com chás naturais e até suplementos em pó. O uso de shots pode ser indicado para imunidade, melhora da digestão, anti-inflamatório, antioxidante, termogênico, calmante, entre outros.
Eles incluem vários benefícios no dia a dia, por ser uma bebida superconcentrada de até 100 ml, seu consumo diariamente oferece uma alta dosagem de vitaminas, minerais e fitoativos. Começar o dia com essa carga nutricional diariamente é uma forma natural e eficaz de equilibrar o organismo e contribuir com diferentes benefícios.
Dependendo da composição de ingredientes, os shots podem promover ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, energéticas, termogênicas, entre outras, tudo depende dos objetivos e dos ingredientes utilizados.
Algumas opções para praticantes de exercícios físicos, podem ser boas estratégias a fim de promover energia e otimizar a performance. A combinação de ingredientes termogênicos (canela, gengibre, pimenta Caiena ) ajuda a manter o metabolismo acelerado e potencializar a oxidação de gorduras. Já pensando em oferecer energia, pode-se combinar o guaraná em pó e cacau, ambos ricos em nutrientes que favorecem o metabolismo energético.
Uma outra combinação de shot na prática esportiva é com ingredientes que ajudam a estimular a síntese de óxido nítrico de forma natural, otimizando a vasodilatação. Nesse caso, o uso de suco de beterraba é uma boa indicação.
Confira algumas receitinhas!
Shot Esportivo
Rico em compostos bioativos que ajudam na vasodilatação, contribuindo com a introdução de nutrientes para o músculo, assim, otimizando sua força e, consequentemente, a performance esportiva. A pimenta em pós oferece efeito termogênico integrado.
Ingredientes
50 ml de suco de beterraba
1 pitada de pimenta em pó
½ laranja espremida
Água para completar
Preparo: misture tudo em um copo e beba de uma vez, até 100ml.
Shot Imunológico
Combinação de ingredientes concentrados que auxilia no reforço do sistema imunológico, devido à rica oferta de bioativos e nutrientes imunomoduladores.
Ingredientes
50ml de suco de acerola, limão concentrado.
10 gotas de própolis verde
1 colher (café) rasa de gengibre ou cúrcuma longa.
Preparo: misture tudo em um copo e beba de uma vez, até 100ml.
Shot Digestivo
Suporte integrado do sistema digestivo pela combinação de ingredientes ricos em enzimas naturais que auxiliam na amenização de desconfortos gástricos. Ideal para consumo no fim de ano, período em que as pessoas exageram no consumo alimentar ou em datas comemorativas.
Ingredientes
50ml de extrato de aloe vera
1 pedaço pequeno de abacaxi
1 colher (café) de gengibre em pó
Modo de preparo: bata todos os ingredientes e beba em seguida, até 100ml.
Vale lembrar que os shots devem ser consumidos assim que preparados para garantir todas as propriedades dos ingredientes.
Por Anny Melo – Nutricionista
CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM.
Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM.
Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular.
Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.