*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A cantora Shakira se pronunciou sobre o jogador iraniano Amir Nasr-Azadani, de 26 anos, que pode ser executado por se manifestar contra o governo e a favor dos direitos das mulheres. A colombiana abordou o tema no último domingo (18), nas redes sociais: “é mais de uma voz unida gritando pelo que é justo”, disse a artista.
O protesto teria ocorrido no dia 16 de setembro, na capital Teerã, e acabou com uma morte de um agente de segurança. O governo disse que o ato foi um motim. Desse modo, no dia da final da Copa do Mundo do Qatar, ela chamou a atenção dos amantes do futebol para o caso.
“Hoje, na final da Copa do Mundo, só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro se lembrem de que há um homem e companheiro de futebol chamado Amir Nasr, no corredor da morte, apenas por falar em favor dos direitos das mulheres”, escreveu a colombiana.
Ainda segundo a cantora, é necessário relembrar o caso e fortalecer a pauta: “espero que haja mais de um minuto de silêncio em nossos corações para lembrar o que é importante e mais de uma voz unida gritando pelo que é justo”, completou.
Os protestos começaram em setembro pela repressão das forças de segurança iranianas, que prenderam cerca de 14 mil pessoas, de acordo com as Nações Unidas. Além disso, 326 pessoas foram mortas, apontou a ONG Iran Human Rights, com base na Noruega.
Nas arquibancadas da Copa do Mundo, foram utilizadas manifestações da torcida do Irã contra o regime, com a presença de camisetas, faixas e gritos por “Azadi”, que significa “Liberdade”, em persa.
*com informações de CNN