A série inédita “Amazônia: entre a vida e a morte” estreia neste domingo, dia 16, na TV Cultura. A produção, parceria com o Amazon Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center, revela a situação no novo polo de desmatamento na Amazônia. A região, na divisa dos estados do Acre, Amazonas e Rondônia, é chamada de Amacro. A nova série é dividida em quatro episódios.
A equipe, comandada pela repórter Laís Duarte, viajou de Porto Velho, em Rondônia, à cidade de Lábrea, no Amazonas, pela rodovia BR-319. A estrada corta mais de 100 terras demarcadas e unidades de conservação. Entretanto, a rodovia está sendo reasfaltada, obra que recebe duras críticas dos ambientalistas e dos povos indígenas.
A ambientalista Ivaneide Bandeira, que vive numa espécie de bunker, cercada de grades e câmeras por causa das constantes ameaças de morte que recebe, é entrevistada na série que mostra que a taxa de desmatamento na Amazônia legal brasileira teve aumento de quase 22% em um ano, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Esse é o maior índice de devastação da maior floresta tropical do mundo desde 2006, segundo as medições do projeto que monitora a destruição na Amazônia Legal, o Prodes.