Search
booked.net
Search
Close this search box.

Serafim propõe ao governador e prefeitos que acionem o Butantan para compra de vacinas

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) propôs nesta quinta-feira (28), ao governador do Estado e aos 62 prefeitos, durante Sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas(Aleam), que haja diálogo com o Instituto Butantan para a compra emergencial e direta de imunizantes para o Amazonas.

“A saída para o mundo todo é a vacinação. O mundo já vacinou 80 milhões de habitantes, mas isso é menos do que 1%, falta ainda vacinar 99% da nossa população. O Butantan e a Fiocruz conseguiram produzir vacinas e, por uma série de questões, que ocorreram anteriormente, o Brasil ainda não conseguiu, talvez porque perdeu a hora certa de fazer o negócio. Não conseguiu vacinas na quantidade em que precisamos”, alertou Serafim.

O parlamentar destacou que o país necessita da compra de 330 milhões de doses de vacinas, no mínimo, para imunização da população, mas que há apenas 12 milhões de vacinas disponíveis contra a Covid-19.

“O Butantan fez um contrato de 46 milhões de doses da Coronavac para entregar ao Governo Federal o plano nacional de imunização. Mas ele tem condições de produzir mais 54 milhões de vacinas. Para isso é preciso assinar o contrato agora. Não adianta ele trazer a matéria prima, produzir a vacina e não ter para quem vender. O que vai acontecer é que ele vai vender para países vizinhos que querem comprar”, disse o deputado.

Após a garantia do Supremo Tribunal Federal (STF) aos governadores e prefeitos para o direito a importação de vacinas, a compra de imunizantes produzidos no território nacional é facilitada.

“Quero fazer um apelo para que a gente dê um basta nesta guerra de egos, de vaidades, de um lado o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de outro o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Isso não faz bem para o povo. A vida do povo é mais importante que a vaidade e o ego de cada um. Quero dizer ao governador do Estado, prefeito de Manaus e demais prefeitos que essa é a hora de falar com o Butantan e dizer que tem a disposição de comprar 500 mil, 1 milhão de vacinas, não sei… É preciso comprar uma quantidade de tal forma que essa vacina fique no Brasil”, concluiu.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.