Search
booked.net
Search
Close this search box.

Senadores pedem divulgação da lista de espionados pela Abin de Bolsonaro

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Senadores foram à mídia exigir a divulgação da lista da lista de congressistas espionados de forma ilegal pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, o órgão era dirigido pelo delegado Alexandre Ramagem, atualmente deputado federal pelo Partido Liberal do Rio de Janeiro.

“O presidente do Congresso Nacional tem obrigação de reivindicar essa lista. Já tem tempo suficiente para sair essa lista, já que são meses de investigação. Não dá para ficar nesta especulação em torno de alguns nomes”, disse o senador amazonense Omar Aziz.

O líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que o modo como o governo Bolsonaro utilizou a estrutura do Estado “era de fazer inveja à ditadura militar”.

“A operação da PF de hoje trouxe revelações gravíssimas que não deixam dúvidas de que o governo anterior aparelhou o Estado para fins pessoais, inclusive o de perseguir opositores e beneficiar a família do ex-presidente”, disse.

A operação deflagrada pela Polícia Federal estima que ao menos 30 mil pessoas foram espionadas por meio do programa First Mile, que aponta a localização geográfica de qualquer pessoa. Dentre os alvos da espionagem estão os ex-deputados Rodrigo Maia e Joice Hasselmann, os ministros do STF Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e a promotora responsável pelo processo do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes.

PF deflagra operação sobre espionagem da Abin contra desafetos do governo Bolsonaro
Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle, diz PF

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.