*Da Redação Dia a Dia Notícia
A eleição para o Senado em outubro tem 237 candidatos registrados para 27 cadeiras em disputa, o que dá uma média de 8,7 postulantes por vaga. É a mais concorrida em pelo menos 30 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. Na região Norte do Brasil, senadores de cinco estados tentam se manter por mais oito anos na casa alta do Legislativo brasileiro. Os únicos estados que não terão candidatos à reeleição são Acre e Pará.
Em alguns estados, a disputa é ainda mais acirrada do que a média. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem 13 pretendentes ao Senado, seguido de Distrito Federal, Pará e Tocantins — com 12 candidatos cada. Os estados com menor concorrência são Alagoas e Maranhão, com 5 candidatos. Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul têm 6 pretendentes cada. No Amazonas, serão sete candidatos ao Senado Federal, incluindo o atual ocupante da cadeira: senador Omar Aziz (PSD).
Além de Omar, os outros candidatos do Norte à reeleição serão os seguintes:
- Temário Mota (Pros), de Roraima;
- Acir Gurgacz (PDT), de Rondônia;
- Davi Alcolumbre (União), do Amapá;
- e Kátia Abreu (PP), do Tocantins;
Os outros senadores em término de mandato na região Norte são Paulo Rocha (PT), do Pará, e Mailza Gomes (PP), do Acre. Os dois não se candidatarão a nenhum cargo público no pleito deste ano.