Manaus, segunda-feira 14 de julho de 2025
Search

booked.net

Senadores amazonenses se distanciam do PT em votação sobre a derrubada do IOF

*Especial para Dia a Dia Notícia

A bancada federal do Amazonas estava presente na sessão plenária do Senado na última quarta-feira (25), quando foi aprovada a derrubada do decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para determinados segmentos. Segundo votações de outros projetos na mesma sessão, os três membros estavam presentes: Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD).

Aliados de Lula, Braga e Aziz não seguiram o coro da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que se manifestou contra a derrubada, embora tenha ocorrido em forma de votação simbólica. Nesse formato, os votos não são computados de forma nominal, se manifestando apenas aqueles, que são contra o que está sendo votado.

CPMI do INSS deve começar trabalhos em agosto com Omar Aziz na presidência
Bolsonaro diz que disputará presidência em 2026, e Tarcísio tentará reeleição

O projeto de decreto legislativo (PDL) que derrubou a norma presidencial foi aprovado no mesmo dia pela Câmara dos Deputados por 383 votos para a derrubada do texto presidencial e outros 98 a favor da manutenção. O texto é de autoria do deputado Zucco (PL-RS), que foi modificado e aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

No senado, a votação foi simbólica, com apenas a bancada do PT e o senador Weverton Rocha (PDT-MA) declarando voto contrário à derrubada do aumento do IOF. O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), defendeu o decreto que aumentou o IOF. O parlamentar considerou inconstitucional derrubá-lo por meio de um PDL. Também condenou o descumprimento de acordos políticos assumidos entre o governo e a oposição, com a presença dos ministros da Fazenda e das Relações Institucionais.

“Aqui, a gente vive de fazer acordo e de cumprir acordo. Quando um acordo é desfeito em três dias, isso tangencia o perigo institucional. Eu fico constrangido como líder do governo, porque estivemos reunidos, conversamos, saímos da residência oficial da Câmara dando entrevista coletiva — e depois tudo desmorona por ruído, por notícia mal interpretada, por decisões precipitadas. Não se sustenta um país assim”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.